Projecto Escola Virtual
Introdução
O projecto Escola Virtual que se iniciou no terceiro período do ano lectivo 2009/2010 consiste numa plataforma de aprendizagem que permite aos alunos explorar o espaço os recursos e a dinâmica educativa existentes na escola, projectando nestes mesmos alunos, a necessidade de resolver problemáticas relacionadas com o desconhecimento do funcionamento do meio escolar e neste sentido aplicar uma metodologia baseada na interdisciplinaridade de conteúdos, na coordenação entre diferentes áreas curriculares e a divulgação ao meio educativo de todo o trabalho efectuado nos diferentes departamentos.
Desta forma e em conformidade com o PC, PE, o RI, o PCT e o programa curricular, a disciplina de TIC, a biblioteca e Área de Projecto, num esforço conjunto de trabalho colaborativo propuseram-se iniciar uma plataforma de trabalho que servirá a escola João Villaret como recurso educativo interactivo ao dispor de todos os docentes e alunos do agrupamento.
Este trabalho está a ser desenvolvido pelos alunos do 9ºano, na disciplina de TIC, podendo ser trabalhado posteriormente por outros níveis de ensino em qualquer área disciplinar. Foi elaborada uma estrutura de apresentação da Escola Virtual, que consta resumidamente numa página inicial, onde se encontram, três alunos que irão apresentar a escola, a planta da escola por cores, piso 0 e piso 1, onde cada espaço é identificado por uma cor específica. Ao clicar nessa cor acede-se automaticamente à página da disciplina que é leccionada nesse espaço. Nessa página estarão representados os aspectos mais importantes que caracterizam esse espaço, assim como a disciplina que nele é leccionada, todas as actividades e projectos que estão a ser trabalhados pelos professores, alunos e outras informações que sejam pertinentes divulgar no âmbito de uma melhor interdisciplinaridade entre as diferentes áreas.
Objectivos
A escola Virtual é um projecto dinâmico de acessibilidade simples e aberto a todos aqueles, que nele queiram participar. É uma forma de disponibilizar informação, para que a mesma se possa transformar em ferramentas de trabalho que contribuam significativamente para o melhoramento das aprendizagens e diversificação das práticas pedagógicas. A escola é um espaço aberto, onde a comunicação terá de ser privilegiada. É sem dúvida importante consciencializar todos os intervenientes da acção educativa para a partilha de informação, utilizando plataformas digitais como o principal meio de ligação entre professores e alunos.
São os alunos os principais utilizadores de suportes digitais, e para os quais são produzidos conteúdos e materiais de aprendizagem. Neste sentido, esta plataforma, fabricada através da aplicação – Imagina Cria e Constrói tem como principal objectivo a construção uma interface lúdica e apelativa, personalizada pelos próprios discentes, que possa servir para que estes possam construir o seu próprio conhecimento numa aprendizagem orientada para o estímulo e desenvolvimento das suas competências.
Etapas do projecto
- Conhecimento do programa Imagina Cria e Constrói.
- Abordagem e exploração das diferentes potencialidades do programa.
- O projecto e os objectivos.
- Aprendizagem das ferramentas do programa.
- Recolha de informação através de um guião de caracterização dos espaços.
- Elaboração de um PowerPoint do conteúdo informativo onde serão trabalhados os conteúdos do programa curricular
- Configuração da página respeitante a cada um dos espaços da escola.
- Apresentação do projecto à comunidade educativa.
Síntese da acção de formação realizada
na Biblioteca/CRE, relativamente á plataforma Moodle.
A acção de formação realizada, na Biblioteca/CRE, relativamente à plataforma moodle, tinha como objectivo principal, a sensibilização para a utilização deste recurso, como ferramenta de trabalho, dentro da comunidade educativa, no sentido em que, ao facilitar a comunicação entre os intervenientes do processo educativo, contribui-se efectivamente, para a melhoria das metodologias de trabalho e como consequência, a melhoria nas aprendizagens e competências dos alunos.
A interdisciplinaridade e a diferenciação pedagógica, não são conceitos inovadores, no âmbito da pedagogia, no entanto, sabe-se, que a comunicação, é o ponto de partida para transformar informação em conhecimento e desta forma tornar aplicável, estes e outros conceitos. O espaço educativo, muitas vezes não proporciona circunstâncias que facilitem o processo de comunicação. A plataforma moodle é a solução eficaz na partilha de informação, contribuindo de forma construtiva para o processo ensino/aprendizagem e transformando a escola numa organização colaborativa e pró-activa.
Constatou-se que a plataforma moodle, embora estando disponível, como ferramenta colaborativa, não estava a ser devidamente rentabilizada. Sentiu-se necessidade de promover uma acção de formação que identificasse os possíveis constrangimentos que impedem a frequência na utilização deste recurso colaborativo.
A formação contou com a participação de 16 pessoas de todas as bibliotecas do agrupamento, foi feita uma abordagem transversal às funcionalidades de configuração da disciplina e às ferramentas disponíveis. Foram planificadas actividades específicas orientadas para as necessidades de utilização nas diferentes áreas. Foram concretizadas propostas de trabalho para um Wiki e um glossário.
Diagnosticaram-se algumas dificuldades na compreensão de determinados procedimentos, relacionados com as permissões de acesso, verificou-se algum desconhecimento relativamente aos recursos existentes e as suas potencialidades e constatou-se que, embora tivesse havido uma formação inicial, é fundamental promover acções que visem a frequência de utilização e a exploração das ferramentas da plataforma. Foram também registadas algumas dificuldades na compreensão dos termos técnicos disponíveis nos campos dos recursos e actividades.
Conclui-se que, existe a necessidade premente de instituir actividades concretas no âmbito de cada área disciplinar e neste sentido promover workshops, onde possam ser colocadas questões e dúvidas relativamente a situações específicas de utilização.
Conceber actividades que possam interagir com todos as áreas funcionais da comunidade educativa e que impliquem a participação de todos os intervenientes, fazendo com que cada um, através de fóruns e referendos ou outros processos, possam contribuir com elementos construtivos através de participações activas.
Exemplo prático da publicação do Projecto Curricular de Turma no MOODLE, através da realização de um vídeo no Youtube
PRESI
A Aplicação que escolhi e que considero ser importante na implementação de metodologias em sistema de e-learning é o Presi.
Principalmente por ser uma ferramenta que permite introduzir uma dinâmica diferente às apresentações. Os conteúdos podem ser explorados de uma forma lúdica e criativa, acabando com a monotonia das apresentações normais em PowerPoint.
Permite desenvolver as nossas ideias de uma forma fluida, em simultâneo com os alunos, deixando que estes construam os conteúdos e a apresentação gráfica dos mesmos.
De facto, os aspectos formais e lineares de uma apresentação normal não se coadunam com a transversalidade existente nos conteúdos de todas as áreas curriculares, destaco por esse motivo, a importância desta ferramenta de trabalho, como metodologia abrangente, numa perspectiva inovadora de diferenciação das aprendizagens.
Como pode esta ferramenta servir de forma inovadora?
No ensino/formação a distância
O facto de poder criar apresentações online que poderão ser visualizadas pelos utilizadores que nós definirmos.
Importante salientar que com esta ferramenta é possível partilhar a edição de conteúdos por diferentes utilizadores, na medida em que podem editar online em tempo real.

Proposta de grelha de análise do Site da Educação
Critérios | Observações |
1. Tipo de recursos que contém (ex. manuais, sequências didácticas, actividades) | Dossiês temáticos sobre diferentes temas da actualidade. Recursos interactivos com links de sites relacionados. Fichas de Exercícios das diferentes áreas disciplinares. Passatempos. |
2. Relação/adequação com os conteúdos curriculares | Os conteúdos são adequados aos níveis de ensino. As propostas de actividades estão organizadas de acordo com os temas mais relevantes em cada área disciplinar. |
3. Relação/adequação com as competências e os objectivos curriculares | Os conceitos apresentados estão de acordo com os objectivos curriculares para cada área disciplinar e promovem as competências essenciais. |
4. Tipos de actividades (experimentais? Práticas? Que potencializam o quê? Ex: raciocínio? Resolução de problemas?) | Os Exercícios apresentados para as diferentes áreas disciplinares, integram uma componente prática, com realização de experiências e registo de observação. Estas actividades têm um papel aglutinador das aprendizagens e servem para consolidar os conceitos. O professor poderá planear estas actividades em tempo lectivo presencial ou à distância, organizando um debate sobre os aspectos mais importantes da observação da experiência. |
5. Factor inovação/mudança: que exigências implicam a nível da planificação e concretização das aulas? - Qual o papel do professor? - Qual o papel do aluno? - Qual o papel da(s) tecnologia(s)? | Apresenta uma secção de acesso às competências e aos conteúdos programáticos, que poderão auxiliar o professor na planificação da sua actividade lectiva. Bibliografia para consulta. Através deste site, o professor poderá dinamizar actividades online com os alunos, utilizando os recursos disponíveis como complemento à sua actividade lectiva. Os alunos têm acesso a inúmeros recursos, nomeadamente aos dossiês temáticos que poderão ser trabalhados em sala de aula. Têm a oportunidade de participar na organização e decurso das aprendizagens, através das planificações publicadas. As TIC são a mais-valia, que se verifica na importância que adquirem na aquisição das aprendizagens. |
Mapa Conceptual